O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) recebe, até o dia 15 de junho, inscrições para o Programa Voluntário Ambiental no Parque Estadual do Desengano, no Norte Fluminense. Serão oferecidas 12 vagas para atuação como voluntário nos eixos Educação Ambiental, Comunicação, Administrativo, Projetos e Astronomia.
Os interessados devem se inscrever por meio de formulário online, disponível aqui, ou pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, na sede do parque. Para se inscrever, o interessado precisa ter no mínimo 18 anos e, caso necessário, habilitação e experiência na área temática escolhida.
Além do formulário de inscrição devidamente preenchido (disponível no edital), deverão ser anexadas cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, Curriculum Vitae e comprovante de habilitação profissional (diploma, certificado, etc.), se for o caso.
Após análise da documentação enviada e currículo, os candidatos pré-selecionados serão convocados para entrevista a ser realizada na sede do Parque Estadual do Desengano. As entrevistas com os candidatos pré-selecionados ocorrerão durante os dias 5 a 10 de julho de 2025 de forma presencial a partir de pré-agendamento.
Confira o edital aqui.
O Programa Voluntário Ambiental tem como objetivo aproximar os cidadãos das práticas sustentáveis na gestão do meio ambiente, promovendo a sensibilização e o aprendizado sobre questões ambientais e o intercâmbio de experiências com os profissionais da área.
Sobre a unidade de conservação
Com 21.365,82 hectares, o Parque Estadual do Desengano abrange parte dos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Dentro de seus limites, estão protegidas a fauna, a flora e os ecossistemas, garantindo a preservação dos recursos naturais. Trata-se do conjunto de serras mais bem conservadas da região, de uma densa vegetação e rica biodiversidade, possibilitando atividades tais como pesquisa científica e educação ambiental.