Notícias |01.04.2025

Inea oferecerá curso de meliponicultura gratuito em Visconde de MauáEquipe do Parque Estadual da Pedra Selada irá ministrar a capacitação da prática sustentável

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) oferecerá, por meio do Parque Estadual da Pedra Selada, um curso de meliponicultura gratuito para os interessados na prática sustentável e lucrativa na região de Visconde de Mauá, no Centro-Sul Fluminense. A capacitação acontecerá entre os dias 7 e 9 de abril e tem como público-alvo os moradores do entorno, produtores rurais, estudantes e curiosos.

Os encontros contarão com aulas teóricas e práticas no meliponário e Hotel de Abelhas Solitárias instalados na sede do parque. Os participantes aprenderão sobre meliponicultura e geração de renda familiar, manejo das abelhas sem ferrão, a produção de mel, própolis, a multiplicação de colmeias e a polinização de culturas agrícolas e plantas nativas.

– A meliponicultura é uma atividade ecologicamente correta que ajuda a preservar as abelhas nativas e o meio ambiente. Essa é uma oportunidade de ouro para quem quer embarcar numa atividade sustentável e que pode gerar uma renda extra – afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Para dúvidas e informações, entre em contato com a equipe do parque pelo e-mail pepedraseladarj@gmail.com. Para se inscrever, clique aqui.

Sobre o parque

Uma das maiores cadeias de montanhas do sudeste brasileiro com uma área de 8.036,62 hectares, o Parque Estadual da Pedra Selada abriga remanescentes expressivos de floresta primária e diversas espécies da fauna e flora nativas ameaçadas de extinção, além de áreas de interesse arqueológico, histórico, científico, paisagístico e cultural.

A unidade de conservação tem como objetivo proteger e preservar populações de animais e plantas nativas e oferecer refúgio para espécies migratórias, raras, vulneráveis, endêmicas e ameaçadas.