Notícias |28.09.2023

Inea organiza ação de limpeza e recolhe mais de 100 quilos de lixo em Itaipu, NiteróiCom cerca de 200 participantes, diferentes tipos de resíduos foram removidos da Praia e da Lagoa de Itaipu

No último sábado (16/9), a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (Resex Itaipu), unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e localizada em Niterói, organizou uma ação de limpeza na Praia e na Lagoa de Itaipu. Com duração de quatro horas, a iniciativa mobilizou cerca de 200 voluntários de diversas instituições representantes da sociedade civil.

A ação contou com a presença da Prefeitura de Niterói e de ONGs da região, além do Parque Estadual da Serra da Tiririca e a Área de Proteção Ambiental Estadual de Maricá, ambas unidades de conservação administradas pelo Inea. Durante o percurso, os participantes recolheram os mais diversos tipos de materiais, como garrafas de vidro, talheres, embalagens de alimentos, canudos e bitucas de cigarro, totalizando cerca de 103kg de resíduos.

“A iniciativa funciona como uma ação de sensibilização ambiental de extrema importância para a nossa unidade de conservação. Com ela, esperamos que os visitantes possam ser conscientizados acerca da poluição que o descarte irregular de lixo causa, o que acaba prejudicando tanto a fauna marinha quanto os pescadores tradicionais que vivem da pesca local”, destacou o gestor da Resex Itaipu, André Jório.

Os resíduos recolhidos compuseram uma arte em mosaico em formato de tartaruga e, ao redor, voluntários de mãos dadas representando a defesa da vida marinha, convidando o público a refletir sobre sustentabilidade.

Com 3.943, 28 hectares, a Resex Itaipu compreende a área marinha adjacente às praias de Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas e Piratininga, e a Lagoa de Itaipu.