No último domingo (1/6), a cidade de Miguel Pereira foi palco da segunda edição do evento Vem Pedalar, que reuniu mais de 100 ciclistas em um percurso que integrou natureza, esporte e conscientização ambiental. A iniciativa, organizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), contou com a parceria da Cedae, da Prefeitura de Miguel Pereira e de sete secretarias municipais, além de entidades locais voltadas ao meio ambiente e ao turismo.
Os participantes percorreram trilhas entre Unidades de Conservação (UCs) municipais e a Área de Proteção Ambiental do Rio Guandu (APAGDU), com opções de trajeto adaptadas para diferentes públicos. Enquanto 30 crianças e iniciantes pedalaram por um circuito de 9 km, outros 90 ciclistas experientes enfrentaram um percurso mais desafiador, de 24 km. A estruturação do evento teve como parceria as secretarias municipais de Obras, Segurança Pública, Turismo, Saúde, Meio Ambiente, Esporte e Comunicação, garantindo suporte logístico e segurança aos participantes.
– Eventos como o Vem Pedalar mostram que é possível unir esporte, natureza e comunidade em uma só pedalada. Miguel Pereira está de parabéns por essa iniciativa que incentiva a preservação ambiental enquanto promove saúde e turismo sustentável – destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
O objetivo do “Vem Pedalar” foi promover a integração entre a comunidade e as áreas de preservação ambiental, incentivando o ecoturismo e a prática esportiva sustentável.
A iniciativa também buscou fortalecer a participação popular na conservação das UCs, mostrando a importância desses espaços para o equilíbrio ecológico e o lazer. O evento contou ainda com o apoio de equipes do Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida (MONASMC), Parque Estadual de Pedra Branca (PEPB), Área de Proteção Ambiental do Alto Iguaçu (APAIGU), Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Lagoa da Turfeira (REVISTUR) Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba
(REVISMEP), que auxiliaram no evento e organização de atividades ofertadas.