O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deflagrou, nesta sexta-feira (11/8), operação para coibir supressão de vegetação ilegal na Estrada do Guriri, no município de Cabo Frio. A ação, comandada pela Superintendência Lagos São João surgiu a partir da denúncia de populares e paralisou a atividade irregular que desmatou cerca de 8.000m² de vegetação nativa.
Ao tomar conhecimento do crime que ocorria na região, a equipe da superintendência mobilizou imediatamente esforços e pessoal para paralisar a ação da empresa que já tinha sido notificada anteriormente pelo órgão ambiental estadual. Por meio do monitoramento de satélite Olho no Verde, foi possível confirmar a atividade que estava em desenvolvimento sem as licenças ambientais pertinentes à supressão do bioma de Mata Atlântica.
“Todas as equipes do Inea espalhadas pelo estado estão atentas a situações como esta, onde é demandado grande esforço e celeridade. Estamos orgulhosos dos nossos protetores da Mata Atlântica que atuam ativamente na preservação deste bioma tão importante para o equilíbrio da vida”, afirma o secretário de estado do Ambiente, Thiago Pampolha.
Durante a ação, a superintendência lavrou auto de constatação e auto de apreensão do maquinário que estava sendo utilizado. A partir de agora, todas as medidas cabíveis serão tomadas para que os responsáveis respondam pelo crime ambiental.