Mais do que pela água cristalina e pela paisagem paradisíaca: agora os turistas e moradores de Búzios ganharam mais um motivo para frequentar a Praia do Forno. Nesta quarta-feira (14/12), o Inea participou da cerimônia para o recebimento do selo internacional de certificação do Programa Bandeira Azul, criado pela Foundation for Environmental Education (FEE).
Esta certificação é reconhecida internacionalmente e tem como objetivo conscientizar os cidadãos e tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro, além de incentivar a realização de ações que fomentem a manutenção da qualidade da praia. A Bandeira Azul hasteada qualifica não somente a qualidade da água, mas também o desempenho na gestão ambiental da região.
A cerimônia de hasteamento contou com a presença do diretor de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental do Inea, Hélio Vanderlei. “Este reconhecimento é um resultado direto da dedicação do corpo técnico do Instituto Estadual do Ambiente. Estamos extremamente felizes com essa certificado que atesta o trabalho desenvolvido pelo órgão e suas diretorias”, celebrou o diretor.
Localizada em Búzios, a Praia do Forno faz parte um dos fragmentos do Parque Estadual da Costa do Sol, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Com cerca de 9.840,90 hectares, a unidade de conservação abrange parte dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia.
Ao todo, 29 praias e 11 marinas foram certificadas com a Bandeira Azul no Brasil. Acesse a lista completa aqui.
Qualidade da água
Uma das opções de lazer e recreação mais populares do Estado do Rio de Janeiro, as praias do litoral fluminense são monitoradas sistematicamente pelo Inea para avaliar as condições de balneabilidade, ou seja, da qualidade de suas águas.
Os resultados são divulgados regularmente por meio dos Boletins de Balneabilidade das Praias, que informam à população quais praias estão liberadas para banho. São monitorados 201 pontos de coleta em 130 praias de todo o Estado do Rio de Janeiro, o que abrange um total de 15 municípios.
Acesse aqui os boletins de balneabilidade divulgados pelo Instituto Estadual do Ambiente.