Notícias |31.01.2023

Inea participa de ação de limpeza que recolheu cerca de 230 quilos de resíduos na Praia de Itaipu, em NiteróiAção contou com a participação de cerca de 70 voluntários que percorreram a praia coletando os mais diversos tipos de resíduos

No último sábado (28/1), a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (Resex Itaipu), unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e localizada em Niterói, participou de uma ação de limpeza na Praia de Itaipu. A iniciativa mobilizou cerca de 70 voluntários de instituições representantes da sociedade civil, da Prefeitura de Niterói, além do órgão ambiental estadual que recolheram cerca de 230 quilos de resíduos.

Durante a ação, a equipe percorreu toda a extensão da Praia de Itaipu coletando os mais diversos tipos de resíduos como bituca de cigarro, tampinhas e canudos plásticos, garrafas pet, palito de dente, pedados de isopor e sacos plásticos.

“A ação visa sensibilizar as pessoas sobre a importância do descarte adequado do lixo. Além da sujeira, muitos desses resíduos acabam sendo ingeridos pelos animais marinhos que os confundem com alimentos. Por isso é importante incorporarmos ao nosso cotidiano boas práticas ambientais como dar destino adequado aos resíduos que produzimos e a coleta seletiva”, disse o gestor da Resex Itaipu, André Jorio.

Os resíduos recolhidos compuseram uma arte em mosaico em formato de tartaruga e, ao redor, voluntários de mãos dadas representando a defesa da vida marinha, convidando o público a refletir sobre sustentabilidade.

Com 3.943, 28 hectares, a Resex Itaipu compreende a área marinha adjacente às praias de Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas e Piratininga, e a Lagoa de Itaipu.