O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) participa neste fim de semana (26 e 27/4), do evento “Rio nas Montanhas 2025” promovido pela Federação de Esportes de Montanhas do Estado do Rio de Janeiro, no bairro da Urca, na zona sul da cidade. O evento marca o início oficial da temporada de caminhadas e escaladas nos ambientes naturais do território fluminense, muitos deles, inseridos nas unidades de conservação estaduais administradas pelo órgão ambiental estadual.
A pasta ambiental irá participar com estandes para receber a população interessada em conhecer as histórias e a biodiversidade das unidades de conservação do Inea, por meio de vídeos, imagens e palestras.
O Estado do Rio abriga unidades de conservação estaduais propícias à prática de montanhismo como o Parque Estadual dos Três Picos situado na Região Serrana do Rio; Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói; Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela e Parque Estadual da Pedra Branca, na Região Metropolitana; e Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida, em Petrópolis.
A época do montanhismo acontece entre os meses de maio e setembro. O período é apropriado para essa atividade devido a um conjunto de fatores positivos: tempo estável; menos chuva, o que favorece a ascensão às montanhas, que ficam possíveis de serem escaladas; menos raios; e céu mais limpo garantindo um belo espetáculo de estrelas, planetas e fenômenos astronômicos.
O Inea administra 40 unidades de conservação estaduais distribuídas pelo território fluminense que, juntas, protegem cerca de 494.017 hectares de Mata Atlântica.
Serviço
Quando: sábado e domingo (26 e 27/4), das 8h às 18h
Onde: Praça General Tibúrcio, Urca.