Notícias |27.03.2023

Inea participa de operação conjunta com a Marinha do Brasil e a Secretaria de Meio Ambiente de Macaé para reprimir a pesca predatória na Lagoa de Imboassica, em MacaéAção visou coibir a pesca de camarão neste período de defeso que termina em 30 de abril

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Regional Macaé das Ostras, em conjunto com a Marinha do Brasil e a Secretaria de Meio Ambiente de Macaé realizaram, na quinta-feira (23/3), uma operação para coibir a pesca irregular na Lagoa de Imboassica, no município de Macaé, no Norte Fluminense. A ação teve o objetivo de reprimir a pesca de camarão neste período de defeso, e também o uso de redes com malhas inferiores ao permitido pela Instrução Normativa Ibama nº 43/2004.

A equipe percorreu todo o espelho d’água da lagoa e, no momento da fiscalização, não encontrou irregularidades. Novas ações serão deflagradas com o objetivo de preservar a fauna da Lagoa de Imboassica.

Período de defeso é a proibição temporária da pesca em uma região em determinada época do ano com o objetivo de conservar os recursos pesqueiros. O defeso do camarão encerra em 30 de abril.