O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) participou da Feira Avistar Brasil 2026 realizada entre os dias 15 e 17 de maio, no Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Estado de São Paulo. O evento reúne, anualmente, cerca de dez mil visitantes, congressistas e expositores do Brasil e do exterior com o objetivo promover a observação de aves e a conexão com a natureza, reunindo turismo, cultura, ciência e preservação ambiental.
O Inea participou do evento com um estande onde os visitantes puderam conhecer um pouco sobre as 40 unidades de conservação estaduais que administra, e que estão distribuídas em todo território fluminense, desde as áreas costeiras até mais de dois mil metros de altitude. No estande, também foi possível obter informações sobre o Programa Vem Passarinhar RJ, iniciativa que visa incentivar a observação da avifauna nas unidades de conservação estaduais.
Desde a criação do Programa Vem Passarinhar RJ, em 2015, o Inea disponibiliza uma agenda anual para a atividade, durante a qual já foram avistadas 552 espécies de aves, o equivalente a 67% da avifauna do Estado do Rio de Janeiro.
Os visitantes que passaram no estande do órgão ambiental estadual receberam atenção exclusiva da equipe com apresentação de um Painel Interativo, materiais informativos, folders de aves e brindes exclusivos do Programa. Além do estande, o Inea também esteve presente com a realização de palestras e oficinas.