Notícias |23.05.2023

Inea participa do maior evento de montanhismo do BrasilUnidades de conservação administradas pelo instituto reuniram cerca de 200 pessoas durante atividades realizadas no Rio nas Montanhas

O Instituto Estadual de Ambiente (Inea) marcou presença no Rio nas Montanhas 2023 (RNM), anteriormente conhecido como Abertura da Temporada de Montanhismo (ATM). Promovida pela Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ), a 35ª edição do maior evento de montanhismo de todo o Brasil aconteceu durante o último fim de semana (20 e 21/5) no bairro da Urca, na capital fluminense, e contou com a participação de seis unidades de conservação administradas pelo órgão ambiental estadual.

Durante os dois dias, as equipes dos parques estaduais da Serra da Tiririca, Cunhambebe, Costa do Sol e Pedra Branca e das áreas de proteção (APA) de Maricá e do Alto Iguaçu organizaram estandes para apresentar suas belezas naturais para os participantes do evento. Cerca de 200 pessoas puderam conhecer mais sobre as unidades de conservação do instituto por meio de materiais informativos e da exposição de equipamentos utilizados por guarda-parques.

Um dos participantes do evento, o presidente do Inea, Philipe Campello, pôde atestar pessoalmente as ações de integração entre o instituto e a comunidade. “Diferente do ecoturismo, que é uma atividade econômica, o montanhismo está relacionado a hábitos e costumes. A nossa participação em um evento desse tamanho demonstra a importância do instituto no suporte à preservação ambiental fluminense”, celebrou o presidente.

Parte integrante do calendário oficial da Cidade do Rio de Janeiro, o Rio nas Montanhas tem como objetivo celebrar o uso esportivo, recreativo e turístico dos ambientes naturais, difundir as atividades de montanhismo praticadas na cidade e estimular a visitação desses territórios com segurança e responsabilidade.

Após 35 anos desde a sua criação, o RNM reúne milhares de pessoas com atividades gratuitas para todos que pratiquem ou tenham interesse no montanhismo. Desde 2018, o coordenador de Uso Público do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), André Costa, é responsável pela interface entre Inea e FEMERJ, ampliando ainda mais o alcance do esporte – que é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro – de maneira sustentável

“Organizamos tendas e utilizamos banners e outros materiais para exposição. Nosso trabalho no evento envolveu até mesmo a divulgação das unidades de conservação que não puderam estar presentes”, afirmou Costa. Para ele, o Rio nas Montanhas é um momento de troca de experiências e envolve ações que resultam de maneira extremamente positiva na sensibilização da população.

Além da presença das unidades de conservação municipais, a programação do evento envolvia palestras, cine debates, workshops, lançamentos de livros e a premiação Mosquetão de Ouro, criada pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), que contempla a comunidade montanhista em sete categorias.