Notícias |15.05.2023

Inea participa do maior evento de observação de aves do mundoUma iniciativa da Universidade Cornell, encontro reuniu participantes na Região da Costa Verde e registrou 131 espécies de pássaros

No último sábado (13/5), o Parque Estadual Cunhambebe (PEC), unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi palco do Global Big Day, evento que reúne observadores de aves em todo o mundo. A ação acontece anualmente e busca registrar o maior número de espécies possível em 24 horas. Durante o evento, a equipe do PEC registrou 131 aves em áreas localizadas no interior da UC.

Para o presidente do Inea, Philipe Campello, o alcance global do evento serve como um grande incentivo para a preservação da fauna da Mata Atlântica. “A observação de aves é uma prática comum para o Inea por meio do nosso Vem Passarinhar. Com o Global Big Day, temos a chance de mostrar para o mundo inteiro o tamanho da biodiversidade fluminense”, celebrou o presidente.

Com o intuito não só de sensibilizar a população quanto à necessidade de proteção das aves migratórias, mas também de conectar observadores tanto de maneira física quanto virtual, essa é a segunda vez que o Parque Estadual Cunhambebe participa do projeto. Além de incentivar o contato com a natureza, o encontro serve ainda como suporte para a ciência, pois viabiliza estudos e auxilia no entendimento da distribuição da avifauna em diferentes países.

Dentre as espécies observadas na unidade de conservação, o destaque foi para a araponga (Procnias nudicollis), classificada como ameaçada de extinção. Dezenas de outros pássaros endêmicos da Mata Atlântica também foram avistados, como tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus) e sanhaço-de-encontro-azul (Thraupis cyanoptera). Ao final do dia, o PEC estava em trigésimo lugar no Top 100 do eBird, plataforma para o registro da participação no evento. A lista completa pode ser acessada aqui.

Idealizado pelo Cornell Lab of Ornithology – o laboratório de ornitologia da Universidade Cornell, sediado em Nova Iorque –, o Global Big Day busca aproximar observadores em todos os seis continentes e, neste ano, aconteceu durante o Dia Mundial das Aves Migratórias. A ideia é que os participantes compartilhem os seus registros na plataforma eBird e cataloguem todas as espécies da avifauna local que conseguirem encontrar. Em 2022, o encontro reuniu mais de 51 mil pessoas em 201 países diferentes.

Sobre a unidade de conservação

O Parque Estadual Cunhambebe abrange parte dos municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro e Itaguaí, possuindo uma área de 38.053 hectares. A finalidade principal da criação do PEC, que ocorreu no ano de 2008, foi assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica da região sul fluminense da Serra do Mar, permitindo a conectividade entre os maciços da Bocaina e do Tinguá, preservando montanhas, cachoeiras e demais paisagens notáveis. Trata-se de uma unidade de conservação com papel fundamental para garantir a conservação de uma das principais fontes de abastecimento de água da população do sul do Estado do Rio, além de promover a proteção da fauna e flora nativa e propiciar a pesquisa científica.