Notícias |09.06.2016

INEA premia aluna vencedora do 1º concurso de redação com temática ambiental

Em continuidade às comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, agentes ambientais do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) estiveram na Escola Municipal Padre Thomas Pieteres, no município de Tanguá, nesta terça-feira (7/6), para premiar a aluna vencedora do 1º Concurso de Redação da Superintendência Regional da Baía de Guanabara (SUPBG), Rafaela Milão. Com apenas 12 anos de idade, a estudante abordou com sensibilidade o tema “ Como desenvolver a consciência ambiental? ”.

“Já estamos vivendo os efeitos das mudanças climáticas e essa nova geração vai ser responsável por fazer a diferença. Só vamos ter um futuro melhor se começarmos pela educação de nossas crianças. Fico muito feliz de ver uma menina tão jovem escrevendo com tanta profundidade sobre uma questão ambiental”, disse o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.

Ao todo, 15 escolas da rede pública de ensino, cada uma representando um município da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, participaram do concurso. As escolas participantes foram selecionadas em um processo seletivo interno. Após a escolha da redação que representaria cada instituição de ensino, o corpo técnico da SUPBG elegeu a redação vencedora. Como prêmio, a aluna da escola municipal de Tanguá Rafaela Milão recebeu um tablet e um certificado de campeã do concurso.

“Gostaria de agradecer por ter participado do concurso de redação e ter sido a finalista”, disse a estudante vencedora do concurso. A escola em que Rafaela Milão cursa o ensino fundamental foi premiada com uma doação de livros, para compor sua biblioteca, e um certificado de participação.

Em um trecho da redação premiada, Rafaela ressalta como o ser humano devasta a natureza e se esquece de que nada adianta o desenvolvimento se não levarmos em conta a preservação ambiental: “O homem vem destruindo tudo com sua ignorância, achando que o desenvolvimento é tudo, pois não sabe que isso pode ser nossa destruição”, afirmou a aluna em sua redação.

Estiveram presentes na premiação a diretora da Escola Municipal Padre Thomas Pieteres, Luana Amorim, a coordenadora do Ensino Fundamental de Magé, Fabíola Santos, o prefeito de Tanguá, Valber Carvalho e a superintendente Regional da Baía de Guanabara, do Inea, Amanda Rodrigues, além dos jurados, funcionários da SUPBG.

O concurso mobilizou estudantes da rede pública de 15 municípios de abrangência da Superintendência da Baía de Guanabara: Itaboraí, Niterói, São Gonçalo, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Magé, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Tanguá, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita, Rio de Janeiro e Rio Bonito.