Notícias |23.10.2023

Inea promove 6° Encontro do Grupo de Trabalho para Promoção do Hidrogênio RenovávelEvento reuniu autoridades e especialistas para discutir projeto pioneiro do Porto do Açu

Na última sexta-feira (20/10), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu o 6° Encontro do Grupo de Trabalho para Promoção do Hidrogênio Renovável no auditório da sede do órgão ambiental, no Centro da capital fluminense. Desta vez, a reunião teve como objetivo discutir o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do Hub de Hidrogênio Sustentável e de Baixo Carbono no Porto do Açu, projeto pioneiro que está em processo de licenciamento junto ao Inea.

O Hub tem como objetivo a produção de hidrogênio renovável e produtos derivados de hidrogênio de baixo carbono (amônia e metanol) em novas instalações industriais a serem implantadas no Complexo Industrial do Porto do Açu, no município de São João da Barra, no Norte Fluminense. O projeto foi oficialmente aberto em 23 de Fevereiro de 2023 e está atualmente sob análise de um grupo técnico do Inea dedicado a avaliar o EIA/RIMA.

Os encontros promovidos no âmbito do grupo de trabalho tem como objetivo promover um ambiente de aprendizado e discussão produtiva sobre a transição energética no estado do Rio de Janeiro. “As reuniões do grupo de trabalho têm sido muito frutíferas, promovendo a integração de outras secretarias e instituições nesse tema ainda novo em termos nacionais. Estarmos aqui hoje discutindo inovações é essencial na missão do instituto de ser um órgão de referência”, afirmou a vice-presidente do Inea, Deise Delfino, durante a abertura do evento.

Durante a primeira parte do evento, foram abordados os aspectos principais do projeto e os participantes puderam interagir e construir conexões entre os órgãos e instituições presentes. No segundo momento, o EIA/RIMA foi apresentado e analisado pelo representante da Ambipar Alessandro Trazzi.

“Esse encontro não representa qualquer veredito do Grupo de Trabalho responsável por analisar o Estudo de Impacto Ambiental do projeto. Estamos aqui hoje para enriquecer nosso diálogo, o que tenho certeza que irá acontecer, pois temos tido grandes retornos dos participantes”, explicou o coordenador do grupo de trabalho e chefe do Serviço de Estudos e Projetos Estratégicos da Coordenadoria de Estudos Ambientais do Inea, Breno Pantoja.

Participaram da mesa de abertura do encontro a vice-presidente Deise Delfino, o diretor-adjunto da Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilam), Rodrigo Bianchini, o chefe do Serviço de Estudos e Projetos Estratégicos da Coordenadoria de Estudos Ambientais do Inea, Breno Pantoja, o subsecretário da Secretaria de Energia e Economia do Mar (Seenemar), Felipe Peixoto, o superintendente de Energias Limpas da Secretaria de Energia e Economia do Mar, Sérgio Coelho, e o diretor de Administração Portuária do Porto do Açu, Vinicius Patel.

Para acessar o Estudo de Impacto Ambiental clique aqui. Já para acessar o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) clique aqui.