Notícias |20.08.2025

Inea promove castração de cães e gatos em Ilha Grande Na última semana, o Inea realizou uma ação na praia do Aventureiro que castrou mais de cinquenta animais domésticos 

Na última semana, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou uma ação de saúde animal na Praia do Aventureiro, em Ilha Grande, que resultou na castração de 52 animais domésticos. A iniciativa contou com a parceria da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro (RDS), que é contínua a Reserva Biológica da Praia do Sul, do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) e do Bem-Estar Animal de Angra dos Reis.

Do total, 48 eram gatos ferais, incluindo 21 fêmeas, algumas delas grávidas, com ao todo, 28 fetos. Todos os animais castrados foram também vacinados contra raiva e tríplice, testados para FIV/FELV e desparasitados. Além disso, cães e gatos de moradores locais receberam atendimento veterinário, consultas, exames e imunização.

Esta foi a terceira campanha de castração realizada pelo Inea na RDS, em parceria com outras instituições, nos últimos quatro anos. O destaque desta edição foi a atuação do GRAD, que trouxe sua experiência no manejo de gatos ferais. Para a captura, foram utilizados drones, armadilhas fotográficas e gatoeiras posicionadas em pontos previamente mapeados pela equipe da reserva.

— O sucesso da iniciativa reforça a importância de ampliar a parceria com o GRAD para outras Unidades de Conservação, em articulação com a Gerência de Fauna e a Gerência das Unidades de Conservação  — destaca o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi. 

Sobre a unidade de conservação

Criada pela Lei nº 6.793 de 2014, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro possui 1.898,83 hectares e foi instituída com o objetivo de conciliar a preservação dos ecossistemas locais com a cultura caiçara, valorizando os modos de vida tradicionais.

Um de seus principais atrativos é a Praia do Aventureiro, destino com paisagens deslumbrantes e um dos lugares mais paradisíacos da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro, próxima ao Parque Estadual da Ilha Grande, unidades de conservação administradas pelo Inea. A pequena vila de pescadores possui uma rica cultura. Muito procurada por surfistas e pelo público jovem, guarda belos atrativos naturais, como os mirantes da Espia e do Sundara, e o conhecido coqueiro deitado, seu cartão-postal.