Os guarda-parques que atuam nas unidades de conservação estaduais administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciaram, nesta sexta-feira (1º/4), a parte prática do curso de reciclagem que o órgão ambiental estadual está promovendo com o objetivo de aprimorar o trabalho destes profissionais. As aulas, que contam com a participação de 159 guarda-parques, acontecem na Academia de Guarda-Parques situada no núcleo Paraíso do Parque Estadual dos Três Picos, em Guapimirim.
O curso é dividido em aulas teóricas, que tiveram início no último dia 25/3, e são oferecidas por meio de plataforma online; e práticas. Os guarda-parques receberão instruções de atendimento ao público; primeiros-socorros; operações aéreas; geoprocessamento; manejo de trilhas; manejo e resgate de fauna; apoio à pesquisa científica desenvolvida nas unidades de conservação; e prevenção e combate a incêndios florestais; dentre outros temas socioambientais.
“Os guarda-parques do Inea são preciosidades do estado do Rio de Janeiro, não poupam esforços nas atividades desenvolvidas e são motivo de orgulho. Essa capacitação não termina nestes servidores, ela certamente será transmitida para as comunidades onde atuam e cultivam ótimas relações profissionais e pessoais”, comenta o presidente do instituto, Philipe Campello.
“Nossos profissionais terão o primeiro curso de guarda parque híbrido do brasil com aulas e avaliações teóricas à distância, levando esse conhecimento para a prática em campo. Isso contribuirá para um aumento do nível técnico considerado, pois não há distância para o conhecimento”, afirmou o gerente dos Guarda-Parques, o tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Alex Alves.