No último dia 25/11, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Universidade do Ambiente, deu início ao curso “Gerenciamento de áreas contaminadas em postos de serviço”. Na modalidade online, a capacitação tem como objetivo apresentar a Norma Operacional para Avaliação Ambiental da Qualidade do Solo e Água Subterrânea em Postos de Serviços, a NOP-INEA-06, aos superintendentes e gestores ambientais municipais, além de instruí-los quanto a sua utilização nos processos de licenciamento.
“Nós acreditamos que não é possível alcançar o êxito na esfera pública sem um trabalho plenamente integrado entre o Estado e os municípios. Por isso investimos constantemente em espaços de trocas de experiências como esse”, afirmou o presidente do Inea, Philipe Campello.
Com cerca 100 inscritos, entre servidores do Inea e de mais de 30 prefeituras fluminenses, a qualificação promovida pelo órgão ambiental também busca atualizar o corpo técnico nos procedimentos de avaliação e gerenciamento de áreas contaminadas por empreendimentos poluidores, bem como aproximar as esferas municipais e estaduais em prol de uma atuação mais eficiente.
“A intenção é oferecer aos servidores diversas experiências de aprendizado para solidificar a implementação do Sistema Estadual de Licenciamento Ambiental, o Selca”, explicou a gerente de Desenvolvimento de Pessoas, Elaine Costa. Lançado no ano passado, o Selca tem como principal objetivo simplificar e agilizar os processos de licenciamento emitidos pelo órgão ambiental.
O curso ministrado pelo Serviço de Licenciamento de Atividades de Risco Tecnológico (SERVLART), vinculado à Gerência de Licenciamento de Risco Ambiental e Áreas Contaminadas (GELRAC / DILAM), conta com uma carga horária de 10h e estará disponível assincronamente para os inscritos até o próximo dia 7/12, com direito a certificado para os que tiverem pelo menos 75% de presença.