Nos últimos dias 13 e 15/12, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Diretoria de Pós-licença (Dirpos), ministrou o curso “Evolução dos Sistemas de Licenciamento Ambiental no Estado do Rio de Janeiro” para militares e colaboradores da área de gestão ambiental do Comando Militar do Leste. A qualificação, solicitada pelo próprio comando, ocorreu na sede do Comando Militar do Leste, no Centro da capital fluminense.
“Essa parceria nos mostra que o Rio de Janeiro tem muito o que compartilhar por sermos vanguarda em várias frentes de trabalho pela recuperação, conservação e proteção dos recursos naturais”, celebrou o presidente do Inea, Philipe Campello.
“Ações dessa natureza devem ser realizadas com frequência para capacitar instituições envolvidas com a proteção ambiental, bem como plantar e disseminar a cultura do pós-licença”, afirmou o diretor da Dirpos, Sergio Mantovani.
O curso, ministrado pelo professor e servidor do Inea Antônio Carlos Gusmão instruiu os 12 técnicos presentes sobre o histórico do licenciamento ambiental, a repartição de competências e a importância do novo Sistema Estadual de Licenciamento Ambiental fluminense, o Selca, com o objetivo de prover informações essenciais para o exercício profissional dos militares.