Muito sol e vitalidade na sede do Parque Estadual dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu na última sexta-feira (25/4). A unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) na Região Serrana recebeu o grupo Ginástica Papucaia Ar Livre para uma série de atividades com cerca de 40 idosos.
O evento foi apelidado como Dia da Melhor Idade e incluiu exercícios com professor de educação física e trilhas no parque. A ação, que durou toda a manhã, levou os idosos ao centro de visitantes do parque, às trilhas do Jequitibá, à Gruta dos Cristais e ao Poço da Ponte Velha.
Gestor da unidade e idealizador da iniciativa, Alexandre Donato conta que essa foi uma forma de atrair mais visitantes ao maior parque do estadual do Rio de Janeiro. “A atividade traz a sensação de pertencimento aos moradores da região que nunca vieram aqui. O foco do ‘Dia da Melhor Idade PETP’ é incentivar a valorização da nosso ecossistema por meio do olhar experiente da melhor idade”, afirma Donato.
Sobre o Parque Estadual dos Três Picos
O Parque Estadual dos Três Picos (PETP) é o maior parque estadual do Rio de Janeiro. A área de mais de 65 mil hectares estende-se em partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.
Localizado num dos mais expressivos fragmentos da Mata Atlântica, no centro do estado, tem inestimável beleza cênica, com grande número de nascentes e rios, várias cachoeiras, encostas e cumes de montanhas, grande biodiversidade de flora e fauna e formações geológicas diversificadas.