Entre os dias 18 e 22/3, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) irá promover mais uma edição do programa Vem Ver o Céu, no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), em Niterói, para a apreciação do pôr do sol. A iniciativa no Costão de Itacoatiara irá celebrar o equinócio de outono, que acontece no próximo dia 20/3.
O equinócio de outono ocorre exatamente às 12h33 e marca o fim do verão no Hemisfério Sul e o fim do inverno no Hemisfério Norte. Na ocasião, os dois hemisférios recebem a mesma distribuição de luz do Sol, o que faz com que o dia e a noite tenham duração de 12 horas.
“O Vem Ver o Céu é uma iniciativa muito especial pois, em uma única atividade, temos a oportunidade de desfrutar das nossas belezas naturais, além de uma forma de reforçar a importância de conservação dos nossos patrimônios ambientais”, afirmou o presidente do instituto, Philipe Campello.
Não será necessária inscrição para qualquer dos dias. O programa Vem Ver o Céu visa sensibilizar os visitantes quanto à poluição luminosa, subsidiar pesquisas científicas, estimular a astrofotografia e promover a educação ambiental da comunidade.
Sobre a unidade de conservação
Criado em 1991 e com área de 3.492 hectares, o Parque Estadual da Serra da Tiririca abrange partes dos municípios de Niterói e Maricá, na Região Metropolitana do Rio. Na unidade de conservação, que surgiu a partir da mobilização de movimentos ambientalistas e comunitários, estão inseridas uma parte terrestre e outra marinha, que é a Enseada do Bananal.
Um dos principais atrativos do parque é o Caminho de Darwin, assim denominado por ter sido explorado pelo naturalista britânico Charles Darwin e registrado no diário de bordo, em 1832. Com aproximadamente 2,5 quilômetros de extensão, o percurso começa no Engenho do Mato, em Niterói, e termina no bairro Itaocaia Valley, no município de Maricá.