No último sábado (08/06), o Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela (REVISEST), unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em Petrópolis, recebeu o Programa Vem Caminhar. Com um grupo de 20 participantes, a trilha percorrida foi a do Leão Sem Dente, percurso de nível médio com extensão aproximada de 6km e 4 horas de duração.
Os passeios promovidos pelo Vem Caminhar visam estimular os participantes a conhecerem as belezas das unidades de conservação por meio das trilhas leves, moderadas e/ou pesadas. As caminhadas guiadas são realizadas em grupos, com acompanhamento de condutores credenciados e capacitados pelo Inea.
– Iniciativas como essa são uma forma de promover uma experiência de contato direto com a natureza, além de consolidar de forma prática a conscientização sobre a importância da conservação dos recursos naturais e a necessidade de práticas sustentáveis – afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
– Por meio de paradas em pontos estratégicos de reflorestamento, enfatizamos a urgência da recuperação de áreas degradadas em meio à crise climática. Além disso, os participantes visitaram dois poços de água cristalina, o que demonstrou o valor dos recursos hídricos como um dos serviços ecossistêmicos indispensáveis à vida – destacou a gestora da Unidade, Vick Muller.
A ação contou com o apoio da Reserva Biológica Estadual (Rebio) de Araras, do Monumento Natural (MONA) da Serra da Maria Comprida, Área de Proteção Ambiental (APA) Petrópolis, Reserva Biológica Estadual (Rebio) do Tinguá e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Sobre o refúgio
O Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela, localizado na Região Serrana do Rio, é responsável por formar um corredor ecológico entre duas grandes unidades de conservação federais: a Reserva Biológica do Tinguá e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O refúgio abrange parte dos municípios de Petrópolis, Magé e Duque de Caxias.