No próximo dia 7/5, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoverá mais uma edição do programa Vem Pedalar RJ, com ponto de encontro na sede do Parque Estadual da Serra da Concórdia (PESC), em Valença. O evento, que tem como objetivo estimular a visitação da comunidade às unidades de conservação por meio de passeios ciclísticos, contará com um percurso de nível moderado de 25 km.
“O Vem Pedalar RJ é um projeto com uma proposta de educação ambiental diferente: durante uma atividade de lazer, a população é apresentada à importância da preservação da fauna e da flora a partir da observação direta da natureza. Além disso, há também um ganho pessoal em razão do incentivo a uma vida mais saudável”, ressaltou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, José Ricardo Brito, ao justificar o sucesso da iniciativa.
O trajeto inédito interliga o Parque Estadual da Serra da Concórdia ao Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia e terá duração de aproximadamente cinco horas, tendo início às 8h. Na segunda edição de 2022, os parques esperam a presença de 100 participantes, sendo necessário inscrição prévia pelo link – disponível até 6 de maio.
Os inscritos devem usar roupas próprias para ciclismo, além de portar uma garrafa de água para desfrutar dos pontos de hidratação distribuídos durante o percurso. Além disso, é necessário que os ciclistas estejam no ponto de encontro às 7h30 para credenciamento. A atividade se encerra às 13h na sede do Parque Estadual da Serra da Concórdia.
Programação
7h30 – Credenciamento
8h – Partida: sede do Parque Estadual da Serra da Concórdia
10h30 – Parada no Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia
11h – Retorno ao ponto inicial
13h – Encerramento
Endereço: Av. Barão de Santa Mônica , nº 700, Barão de Juparanã – Valença, RJ
Sobre o parque
Com 5.952 hectares de Mata Atlântica, o Parque Estadual da Serra da Concórdia abrange partes dos municípios de Valença e Barra do Piraí e está localizado na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. Com altitudes de 400 a 935 metros, está situado entre as elevações da Serra da Mantiqueira. A unidade de conservação foi criada no ano de 2002, e ampliou sua área territorial em 2016.