O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), situado em Realengo, na Zona Oeste da cidade, promoveu uma ação especial de educação ambiental na última terça-feira (10/2). Guarda-parques da unidade desenvolveram diferentes atividades para estudantes do Colégio Municipal Estado de Israel, com faixa etária de 12 anos, com a participação de mais de 200 jovens.
– O futuro do nosso meio ambiente depende dessa conexão entre as novas gerações e as nossas unidades de conservação. O Inea segue firme nessa missão de aproximar a população da rica biodiversidade que temos em todo o estado – destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi
Entre as atividades orquestradas, os agentes ambientais disponibilizaram a observação de animais conservados e taxidermizados. Além disso, as equipes demonstraram parte do trabalho que os guarda-parques executam nas unidades de conservação, como por exemplo o combate a incêndio florestal e os materiais utilizados.
Sobre o Parque
Com 12.491 hectares, o Parque Estadual da Pedra Branca abrange partes de 17 bairros da zona Oeste da cidade. A sede da Unidade de Conservação está localizada no Pau da Fome, em Jacarepaguá e os núcleos estão situados no Camorim, também em Jacarepaguá, em Piraquara, em Realengo, e o posto avançado Quilombola, em Vargem Grande – batizado em homenagem à comunidade Quilombola Cafundá Astrogilda. O parque abriga uma fauna diversificada: já foram registradas 479 espécies, sendo 43 de peixes, 20 de anfíbios, 27 de répteis, 338 de aves e 51 de mamíferos.