Notícias |14.03.2024

Inea promove iniciativa de plantio na região da Cachoeira da Rocinha, em PetrópolisAo todo, são mais de 500 mudas nativas plantadas ao longo do território

Na última semana, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida e da Reserva Biológica Estadual de Araras, unidades de proteção integral administradas pelo órgão, promoveu uma ação de plantio florestal na região de Cachoeira da Rocinha – Secretário, em Petrópolis. Ao todo, foram 50 mudas plantadas.

A iniciativa faz parte do plano de enriquecer a região com espécies de plantas nativas, e, ao todo, já plantou mais de 500 mudas. O objetivo é fazer a atração das aves e aumentar mais a biodiversidade do local. Além disso, o Inea contou com uma parceria com o jovem ambientalista Alexandre Bensabat para auxiliar no plantio.

Entre as espécies cultivadas estão: Marianeira (Acnistus arborescens), Mulungu do litoral (Erythrina speciosa), Angico vermelho (Anadenthera peregrina), Tarumã Branco (Citharexylum myrianthum), Maricá (Mimosa bimucronata), Pitomba (Talisia esculenta).

– Os trabalhos de plantio são imprescindíveis para preservação, pois trazem de volta toda a biodiversidade desses locais, além de conservarmos a fauna. A colaboração de jovens comprometidos com meio ambiente reforça a nossa esperança – explicou o presidente do Inea, Renato Jordão.

Sobre as unidades de conservação

A Reserva Biológica Estadual de Araras foi criada em 1977, e abriga e protege diversas espécies raras, vulneráveis, endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e da flora, em seus 3.862 hectares de Mata Atlântica nos municípios de Petrópolis e Miguel Pereira. Lá são protegidas cerca de 110 nascentes e 100 km de extensão de cursos hídricos. A Reserva somente recebe visitas de cunho educacional ou para a realização de pesquisas científicas, mediante autorização prévia.

O Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida está localizado na Serra de Araras, em Petrópolis, e foi criado em 2022. Possui 7.803,69 hectares, abriga diversas espécies da flora fluminense, sendo composto por montanhas e picos com amplos afloramentos rochosos, córregos e cachoeiras com águas límpidas, campos de altitude vegetação rupícola e remanescentes de Mata Atlântica.