Notícias |30.07.2021

Inea promove mutirão de limpeza no Monumento Natural Estadual Serra dos MascatesUnidade de conservação está localizada no município de Valença, no Sul Fluminense

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu, no dia 23/7, durante o programa Um dia no Parque, do Monumento Natural Estadual Serra dos Mascates (MONAMASC), mutirão de limpeza na unidade de conservação localizada em Valença, no Sul Fluminense. Estiveram presentes no evento as equipes do Refúgio da Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba (REVISMEP), do Parque Estadual da Serra da Concórdia (PESC), e do Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza (MONASBEL). 

Os participantes foram divididos e encaminhados para diferentes percursos e, ao final, o total de resíduos coletados foi suficiente para lotar quatro caçambas de viaturas do Inea. As equipes também coletaram uma significativa quantidade de garrafas de bebidas, tanto de vidro quanto de plástico, em diferentes pontos do Monumento, além de lixos atípicos como colchão e travesseiros.

Representantes da Secretaria Municipal de Educação também participaram da ação e foi estabelecido o diálogo para futuras parcerias voltadas para a educação ambiental de jovens e crianças na cidade de Valença. Para realizar o mutirão, foram adotadas medidas de segurança para preservar a saúde dos participantes, como o uso obrigatório de máscaras e de álcool em gel, além do distanciamento físico entre as pessoas.

Sobre a unidade de conservação

Localizado na Região do Médio Paraíba, o MONAMASC está inserido integralmente no município de Valença, abrangendo cerca de 670 hectares. Um dos principais objetivos de criação do unidade de conservação, é proteger remanescentes de Mata Atlântica da área, como a Floresta Ombrófila Densa e a Floresta Estacional Semidecidual, além de preservar as inúmeras nascentes e de recuperar as áreas degradadas existentes no limite do local.