Notícias |06.12.2023

Inea promove mutirão de plantio de mudas no Parque Estadual da Pedra Branca, em RealengoVoluntários e guarda-parques realizaram o plantio de 270 mudas de pau-brasil

Para celebrar o Dia Internacional do Voluntariado (comemorado em 5/12), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu, no dia 2/12, um mutirão para o plantio de mudas de espécie nativa da Mata Atlântica, no núcleo Piraquara do Parque Estadual da Pedra Branca, em Realengo, na zona oeste da cidade. Durante a atividade, voluntários de diversas instituições parceiras do Inea e guarda-parques efetuaram o plantio de 270 mudas de pau-brasil ao longo de algumas trilhas da unidade de conservação.

“Hoje a nossa celebração foi em dose dupla: para comemorar o trabalho voluntário, uma vez que as ações dos voluntários contribuem para um mundo ecologicamente melhor e a restauração florestal de trecho da nossa unidade de conservação, tão importante para a preservação da nossa Mata Atlântica e de sua biodiversidade”, destacou o gestor do Parque Estadual da Pedra Branca, Alexandro Alves Ignácio.

Participaram do mutirão as empresas Furnas, Eletrobras, Transcarioca, Mosaico, Pé da Trilha além de voluntários e guara-parques.

Sobre o parque

Com 12.491 hectares, o Parque Estadual da Pedra Branca abrange partes de 17 bairros da zona Oeste da cidade. A sede da Unidade de Conservação está localizada no Pau da Fome, em Jacarepaguá e os núcleos estão situados no Camorim, também em Jacarepaguá, em Piraquara, em Realengo, e o posto avançado Quilombola, em Vargem Grande – batizado em homenagem à comunidade Quilombola Cafundá Astrogilda.

O Parque Estadual da Pedra Branca é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.