Notícias |08.04.2016

INEA promove oficinas de conscientização ambiental no Condomínio Trio de Ouro, em São João de Meriti

Oficinas de mobilização para o descarte correto de óleo, lixo e de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti movimentaram, nesta sexta-feira (8/4), o condomínio Trio de Ouro, em São João de Meriti. A ação realizada pelo Inea visa a promover a sustentabilidade no conjunto habitacional do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Pela manhã, crianças puderam participar de oficinas de colorir, que abordaram temas como a poluição, o uso sustentável da água, medidas para se evitar a proliferação de mosquitos, descarte correto de lixo, entre outros. Para a educadora do Inea Teresinha Miranda tratar esses assuntos de uma maneira lúdica é uma alternativa efetiva para uma mudança de postura local.

“A nossa proposta é incentivar uma mudança de comportamento nas pessoas a começar pelas crianças que podem se tornar multiplicadoras de boas práticas ambientais em casa e também na comunidade onde vivem”, afirmou o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.

Na oficina do Prove (Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal), os moradores puderam esclarecer suas dúvidas sobre o descarte correto do óleo vegetal, e elogiaram a ação. Na semana passada os condôminos haviam passado por um grande transtorno com o entupimento da rede de esgoto do Trio de Ouro.

Durante a ação, os agentes socioambientais do Inea distribuíram cartilhas educativas, adesivos do Prove e funis para facilitar a coleta e armazenamento do óleo saturado, alertando aos visitantes sobre os prejuízos do descarte do óleo no meio ambiente.

Na tenda do Prove, os moradores puderam trocar o seu óleo saturado por sabão, fabricado com o próprio óleo reciclado. Além disso, os agentes divulgaram em todos os blocos os contatos do Prove, responsável por recolher o óleo e encaminhar para cooperativas cadastradas.

Uma base de suporte para coleta do óleo está sendo planejada para o condomínio. O ponto de coleta funcionará como local de troca de óleo usado por sabão reciclado. Quando a cooperativa responsável por realizar a coleta for definida, será realizada uma reunião com os representantes dos blocos e a comissão gestora do condomínio para se apresentar a proposta e explicar o funcionamento da coleta.