Notícias |11.04.2023

Inea promove Operação Semana Santa nas unidades de conservação estaduaisSensibilização dos visitantes e monitoramento dos pontos turísticos foram destaques nos três dias de atividades

Entre os dias 7 e 9/4, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou a Operação Semana Santa de 2023 por meio das unidades de conservação estaduais. A atividade trouxe mais segurança aos que preferiram passar o feriado aproveitando a natureza a partir da mobilização dos agentes do órgão ambiental, de policiais militares e de voluntários.

A ação garantiu a tranquilidade dos visitantes de vários pontos turísticos que fazem parte das unidades de conservação administradas pelo Inea. As equipes se dividiram entre a orientação dos turistas, o monitoramento das trilhas, a fiscalização e combate de crimes ambientais, entre outras atividades.

Para o presidente do Inea, Philipe Campello, a abrangência da operação, bem como as parcerias com outros órgãos do Poder Público, demonstra o interesse do órgão ambiental em diversificar as opções de lazer no estado do Rio de Janeiro. “Contamos com uma agenda de operações ao longo do ano que visa garantir a conservação da biodiversidade ao mesmo tempo em que a população pode aproveitar os atrativos dos nossos parques com segurança”, destaca o presidente do instituto.

Na sexta-feira (7/4), os guarda-parques do instituto na Área de Proteção Ambiental de Tamoios, no Parque Estadual da Ilha Grande e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro percorreram as praias do Aventureiro, Parnaioca, Santo Antônio e Lopes Mendes para checar a capacidade dos campings legais e intensificar o monitoramento da biodiversidade na Costa Verde fluminense. A fiscalização das praias do Sono, Antigos, Ponta Negra e a Cachoeira do Saco Bravo foi o foco da equipe da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, com abordagem a grupos de visitantes para o uso adequado das trilhas. Já no Parque Estadual Cunhambebe, em Mangaratiba, uma rede de pesca de 100 metros abandonada foi apreendida pelos policiais da 4ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAm).

No sábado (8/4), em meio às chuvas intensas, as equipes continuaram atendendo aos chamados da população. Aos técnicos da Área de Proteção Ambiental de Tamoios e do Parque Estadual da Ilha Grande houve uma solicitação de resgate de um turista alemão de 64 anos que se perdeu em uma trilha na Ilha Grande. O resgate foi liderado pelos guarda-parques do instituto e contou com o apoio dos Bombeiros. No mesmo dia, os guarda-parques do Parque Estadual Cunhambebe encaminharam um macaco-prego ferido por descarga elétrica em rede de energia na Ilha de Marambaia.

No último dia da operação (9/4), as equipes da Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro trabalharam na coleta e destinação adequada dos resíduos encontrados na Praia do Sul. Além das unidades de conservação estaduais localizadas na Costa Verde, participaram dos três dias de operação as equipes do Parque Estadual da Lagoa do Açu e do Parque Estadual do Desengano, no Norte Fluminense, além do Parque Estadual da Costa do Sol, na Região dos Lagos, entre outras.