Notícias |23.06.2025

Inea promove percurso acessível em ValençaTrilha sensorial no Refúgio de Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba Inclui alunos com deficiência visual em experiência única

Na última quarta-feira (18/06), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Refugio de Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba, promoveu uma trilha sensorial proximo a sede administrativa da unidade, no municipio de Valença inclusiva para 11 alunos deficientes visuais da rede pública municipal de Valença. A atividade contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do município, além de professores e coordenadores, totalizando cerca de 20 participantes.

– Essa ação foi mais que uma caminhada, uma aula de cidadania ambiental. A trilha sensorial une inclusão e conservação, provando que a educação ecológica deve ser feita com todos e para todos. – afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Com 90 metros de extensão, a trilha foi adaptada para proporcionar uma experiência acessível e imersiva, utilizando cordas, guias, piso tátil e elementos naturais que estimulam os sentidos do tato e do olfato. Durante o percurso, os participantes puderam sentir diferentes texturas, como cascas de árvores, e aromas de plantas, ampliando a conexão com a natureza de forma inclusiva.

A iniciativa atendeu alunos do Centro Integrado Municipal de Educação especial de Velença Márcia Leite de Almeida, com idades entre 11 e 65 anos, reforçando a importância da acessibilidade em atividades ecoturísticas. A trilha representou não só um momento de lazer, mas também uma ferramenta educativa e de inclusão social.

O refúgio vem se destacando por ações que promovem a integração de pessoas com deficiência, mostrando que a natureza pode ser apreciada por todos. A expectativa é que novas edições do projeto sejam realizadas, ampliando o acesso a experiências sensoriais na região.