Notícias |14.01.2020

Inea promove primeiro workshop de Educação Ambiental para as superintendências A intenção é espalhar hábitos e atitudes sustentáveis pelo estado do Rio de Janeiro

Oito superintendentes regionais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Sustentabilidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), e técnicos do órgão participaram nesta terça-feira (14/1), do Workshop de Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. O evento promovido pela Superintendência Geral do Inea abrangeu atividades na sede da instituição e no Espaço Convivência Sustentável (ECOS), na Lagoa Rodrigo de Freitas.

De acordo com a superintendente geral do Inea, Ana Paula Caldas, organizadora do encontro, o objetivo do workshop é subsidiar os gestores das superintendências para que retorne às suas bases como multiplicadores da educação ambiental em nível local. “Acredito em ações bem estruturadas, e que começam pequenas. O nosso papel individual é de extrema importância porque somos o Poder Público, e as pessoas esperam de nós. Se fizemos o certo desde o início, conseguimos reverter o quadro e evitar ações punitivas no futuro”, destacou.

A subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Seas, Diane Rangel, ressaltou a importância da iniciativa do Inea estar alinhada com a Política Estadual de Educação Ambiental e com o Programa ECOS, ambos construídos pela pasta. “A integração das ações das políticas e da execução é fundamental para os serviços que prestamos à população. O evento de hoje é um marco nesta integração das ações para a construção da sustentabilidade fluminense”, afirmou Rangel na abertura do evento.

Na parte da tarde, os oito superintendentes e a equipe técnica do Inea participaram de uma visita guiada ao ECOS, na Lagoa Rodrigo de Freitas, visitaram a mostra “Do Lixo ao Recurso” e conheceram o jardim comestível de plantas alimentícias não convencionais, a horta, o painel fotovoltaico para a geração de energia limpa e o ponto de entrega voluntária de resíduos.

Fotos: Matheus Carvalho