Notícias |06.08.2019

Inea promove Programa de Capacitação em Prevenção e Defesa Florestal para guarda-parques e agentes municipaisA atividade contribui para aprimorar o trabalho da Gerência de Guarda-Parques

O Instituto Estadual do Ambiente promove, até quarta-feira (7), o Programa de Capacitação em Prevenção e Defesa Florestal (CPDF) no Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), em Resende. O programa tem o objetivo de capacitar os servidores do estado do Rio de Janeiro e integrantes de entidades para a proteção ambiental e preservação do bioma Mata Atlântica, sendo principalmente voltado para agentes ambientais municipais e guarda-parques.

Na atividade, iniciada nesta segunda-feira (5), são abordados temas relacionados à legislação ambiental, unidades de conservação, prevenção e primeiro combate a incêndios florestais. Por meio da capacitação, a Gerência de Guarda-Parques (GGPAR) passa a ter o papel de estreitar relações com órgãos parceiros e com a população da região, podendo realizar operações conjuntas, ampliando a atuação preventiva contra os incêndios florestais.

O programa também será realizado nos dias 14 e 15 de agosto, na Área de Proteção Ambiental do Alto Iguaçu, na Baixada Fluminense. Após isso, mais duas turmas estão previstas para começo de setembro, uma na região de Cachoeiras de Macacu e outra na região de Petrópolis.

O Programa de Capacitação em Prevenção e Defesa Florestal (CPDF) é realizado sob coordenação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), pela Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas (Dibape), por meio da Gerência de Guarda-Parques (GGPAR).