Nos dias 25 e 26/3, o Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza, no distrito de Amparo, em Barra Mansa, irá sediar a próxima edição do programa Vem Passarinhar RJ. Idealizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o programa visa sensibilizar acerca da importância da avifauna por meio de sua observação nas unidades de conservação, além de estimular o contato com a natureza e a vida saudável.
As atividades começarão às 7h, com um café da manhã, seguido da observação das espécies de aves presentes na unidade de conservação. As pessoas interessadas devem se inscrever até o dia anterior ao evento (24/3), por meio do formulário disponível aqui.
É recomendável que os participantes usem roupas leves e sapatos confortáveis e fechados, além de portar protetor solar, repelente, capa de chuva, água e um lanche. Para a atividade de observação noturna, batizada de Corujada, é necessário o uso de lanternas.
Também é possível participar do grupo de WhatsApp do evento para tirar eventuais dúvidas e trocar experiências com outros participantes por meio do link disponível aqui.
Com 5.473,78 hectares de extensão, o Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza abrange partes dos municípios de Barra Mansa, Valença e Barra do Piraí, no Sul Fluminense.
Programação
Dia 25/03 – SÁBADO
7h – Café da manhã
7h30 – Início da observação de pássaros
na Cachoeira do Robertão, no distrito de Amparo – Barra Mansa/RJ
12h às 15h – Pausa para o almoço
18h às 20h – Corujada
Ponto de encontro: Praça Leopoldo Monteiro da Silva s/n° – Distrito de Amparo – Barra Mansa/RJ.
Dia 26/03 – DOMINGO
7h – Café da manhã no Mirante Serra da Beleza
7h30 – Início da observação de pássaros
Ponto de encontro: Mirante da Serra da Beleza – RJ 143 Santa Isabel do Rio Preto – Valença/RJ
Sobre a última edição
No último mês, aconteceu a segunda edição do Programa Vem Passarinhar RJ do ano. Nos dias 11 e 12/2, o Inea reuniu 30 observadores no Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela que registraram 101 espécies de aves ao longo do percurso, incluindo pássaros raros e ameaçados de extinção.
Dentre as aves observadas, foram encontrados uma espécie ameaçada de extinção, o tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus), e pássaros endêmicos da Mata Atlântica – de ocorrência exclusiva do bioma – como a saíra-sete-cores (Tangara seledon), o beija-flor-rajado (Ramphodon naevius) e o araçari-poca (Selenidera maculirostris).
Os participantes foram surpreendidos, ainda, com a visita de um mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), espécie de primata ameaçada de extinção e exclusiva do estado do Rio de Janeiro.
Para saber mais sobre o programa, acesse a página oficial do Vem Passarinhar aqui.