Notícias |28.12.2023

Inea promove vistoria de monitoramento marítimo na Baía de GuanabaraPor meio do projeto De Olho no Mar, última ação do ano fiscalizou atividades marítimas realizadas na Baía e em áreas licenciadas pelo instituto

Nesta quinta-feira (28/12), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu a última vistoria de monitoramento marítimo do ano para fiscalizar atividades realizadas na região da Baía de Guanabara e em áreas licenciadas pelo instituto. No âmbito do projeto De Olho no Mar, os técnicos percorreram a região costeira da capital fluminense, entre o Museu do Amanhã, no Centro, até a Urca, na Zona Sul carioca.

“O nosso principal objetivo é assegurar o bem-estar da população fluminense. A partir de iniciativas como essa temos a certeza de que estamos avançando na garantia da segurança e do amparo dos cidadãos frente a possíveis irregularidades”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Durante a ação, a equipe percorreu uma distância entre 25 e 30km. O De Olho no Mar foi criado para intensificar o monitoramento de irregularidades no transporte aquaviário relacionados a empreendimentos licenciados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e ações de resposta a manchas de óleo órfãs na Baía de Guanabara.

O projeto foi formado em função do cenário identificado no diagnóstico de acidentes ambientais no Estado do Rio de Janeiro entre 1983 e 2016, com enfoque no vazamento de óleo na Baía de Guanabara.