Notícias |20.04.2023

Inea promove workshop técnico sobre espécies exóticas invasorasEncontro contou com a participação de pesquisadores da Uerj, UFRRJ, PUC e Fiocruz Mata Atlântica

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Parque Estadual da Pedra Branca, promoveu no último dia 14/4, um workshop técnico sobre espécies exóticas invasoras na sede da unidade de conservação, em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade.

O encontro, que teve por objetivo debater os métodos de manejo e de controle de espécies exóticas invasoras nessa unidade de conservação, contou com a participação de pesquisadores da Universidade de Estado do Rio de Janeiro (Uerj); da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e da Fiocruz Mata Atlântica. As palestras sobre essa temática foram ministradas por instrutores do Grupamento Ambiental do Maciço da Tijuca e de voluntários da Trilha Transcarioca.

O Inea vem dedicando esforços em ações que visam ao manejo e controle de espécies exóticas invasoras. Nesse sentido, as unidades de conservação, como o Parque Estadual da Pedra Branca, elaboraram e estão implementando planos de ação para a erradicação de espécies exóticas invasoras.

Em janeiro deste ano, a pasta ambiental entregou dezenas de equipamentos para manejo florestal e conservação de flora a prefeituras e unidades de conservação do Rio de Janeiro. Os insumos são utilizados na marcação de matrizes de espécies ameaçadas e na coleta de sementes da flora da Mata Atlântica que ocorrem no território fluminense.

*As espécies exóticas invasoras são plantas e animais que estão fora de sua área de distribuição natural e que ameaçam habitats, serviços ecossistêmicos e a diversidade biológica, causando impactos em ambientes naturais. (*Fonte: ICMBio)