Notícias |01.11.2024

Inea publica Relatório de Avaliação da Qualidade do ArDocumento analisa dados coletados entre os anos de 2019 e 2022

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou nesta sexta-feira (1/11), o Relatório de Avaliação da Qualidade do Ar. A publicação fornece informações precisas sobre a qualidade do ar no estado do Rio de Janeiro entre os anos de 2019 e 2022. Nele, o leitor conseguirá dados como os principais poluentes, suas fontes, níveis, e muito mais.

— Por começar em 2019, foram analisados os dados pré e durante a pandemia. Com isso, notamos facilmente a diminuição brusca de emissão de poluentes durante esse período e seus impactos positivos na qualidade do ar — pontuou o diretor de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental, Cauê Bielschowsky.

O relatório de avaliação da qualidade do ar é fundamental, pois permite identificar áreas com altos níveis de poluição e orienta a criação de políticas públicas e regulamentações ambientais para controlar essa poluição. Além disso, oferece à população local informações sobre a qualidade do ar e orientações sobre como se proteger da exposição a poluentes atmosféricos.

— Acreditamos que este relatório não apenas aumenta a conscientização sobre questões críticas da qualidade do ar, como também é uma ferramenta essencial para impulsionar ações futuras voltadas para a sustentabilidade ambiental e a proteção da saúde pública em nosso estado — explicou o gerente de Qualidade do Ar do Inea, Rafael Campos.

O relatório está disponível no link: https://www.inea.rj.gov.br/publicacoes/publicacoes-inea/relatorios-e-inventarios/.