Notícias |16.04.2024

Inea publica Relatório de Emissões Veiculares do Estado do Rio de JaneiroDocumento apresenta o nível de emissões atmosféricas veiculares dos últimos 12 anos

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) publicou na última semana o ‘Relatório de Emissões Veiculares do Estado do Rio de Janeiro’. O documento apresenta o nível de emissões atmosféricas veiculares dos últimos 12 anos e pode ser acessado pela aba ‘publicações’, no site do instituto.

Os dados foram obtidos por meio do Programa Fumaça Preta, que é um instrumento de emissão veicular específico para veículos pesados, como ônibus e caminhões. Ele determina que todas as empresas que utilizam óleo diesel como combustível e atuam no estado do Rio de Janeiro devem se vincular ao programa e submeter sua frota a uma frequência quadrimestral de inspeções.

Com base nos resultados do relatório é possível comprovar o crescimento do programa e sua eficácia no controle da poluição atmosférica proveniente de veículos a diesel, além disso, o documento pode ser utilizado para o aprimoramento de ações de monitoramento, controle e fiscalização que permitam avaliar o estado de manutenção dos veículos, visando à redução das emissões de fumaça preta e à adequação da frota ao que é determinado pelas leis em vigor.

“Esse relatório conta com resultados coletados de 2011 até 2022. A partir de agora, nossas publicações serão realizadas anualmente, sempre com a intenção de manter a sociedade atualizada e de promover a transparência. A finalização desse documento representa o avanço dos trabalhos realizados em prol da qualidade do ar”, disse o gerente de Qualidade do Ar do Inea, Rafael Campos.