O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu, na última segunda (01/12) e terça-feira (02/12), o 1º Encontro Estadual do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA). Realizado no Museu do Amanhã, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, o evento teve como foco fortalecer a implementação do CAR e do PRA no estado e reforçar o compromisso do Estado do Rio de Janeiro com a inovação, transparência e a integração de políticas públicas, contribuindo para um desenvolvimento rural mais sustentável e alinhado às demandas ambientais atuais.
– Não consigo mensurar a importância desse evento. Foi uma honra ver a reunião de tantas pessoas que se dedicam a garantir avanços nas questões ambientais. Tenho certeza de que essa troca de saberes vai permitir ainda mais progressos no setor – destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Com 394 inscritos, o encontro contou com 172 participantes no primeiro dia e 177 no segundo.
Ao longo dos dois dias, especialistas de instituições estaduais e federais promoveram um amplo intercâmbio de experiências, conhecimentos e iniciativas, além de apresentarem novas ferramentas, estratégias e soluções voltadas ao aperfeiçoamento das políticas ambientais.
Entre os destaques estiveram:
Lançamento da Vitrine da Restauração
Apresentação do Cadastro Pré-preenchido
Demonstração do Meu Imóvel Rural
Novas soluções para planejamento municipal e para a compensação de reserva legal, com foco no fortalecimento das Cotas de Reserva Ambiental.
O encontro é uma realização do INEA em parceria com a BVRio. Ele tem apoio do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), do GEF Áreas Privadas, da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), do IDG e do MMA.