O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu uma atividade de educação ambiental, nesta terça-feira (25/02), na Escola Municipal Pestalozzi, em Santa Cruz. Os agentes da Reserva Biológica Estadual de Guaratiba (RBG) organizaram uma exposição com a coleção biológica preservada em álcool 70% e realizaram três palestras, abordando questões sobre a flora e a fauna da área, para os 593 estudantes do 1° ao 6° ano do ensino fundamental.
— A educação ambiental nessa faixa etária é fundamental para cultivar no indivíduo um senso de pertencimento, pois só conseguimos proteger o que realmente conhecemos. Ao absorverem esses conhecimentos, eles se tornam agentes multiplicadores, compartilhando as informações com suas famílias e promovendo uma reeducação sobre comportamentos que impactam negativamente a biodiversidade, a fauna, a flora e o meio ambiente ao seu redor — afirmou o gestor da Reserva Biológica Estadual de Guaratiba, Vinícius Nunes Melo.
Durante a atividade, a equipe também abordou temas como a importância dos manguezais para a população, destacando o papel essencial na preservação ambiental. Além disso, os alunos foram sensibilizados sobre a proteção de espécies ameaçadas de extinção, como o caranguejo Guaiamum, enfatizando a preservação dessa espécie para o ecossistema local.
Desde 2022, a educação ambiental é uma das principais linhas de atuação da Reserva. A RBG já atingiu mais de 20 mil participantes por meio de iniciativas em escolas, eventos de divulgação e palestras sobre temas ambientais, qualificando a equipe como a primeira entre as unidades de conservação nesse aspecto.