Notícias |05.05.2023

Inea realiza coleta de lixo no Parque Estadual da Serra da TiriricaAlém de manter a região limpa, ação sensibiliza os visitantes sobre o descarte adequado de resíduos

Em comemoração ao Dia Mundial do Escoteiro e ao Dia Mundial da Terra, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), no último dia 23/4, realizou uma coleta de resíduos sólidos nas trilhas do Costão de Itacoatiara e da Enseada do Bananal, em Niterói.

As atividades envolveram também o monitoramento da guarajuba (Terminalia acuminata), espécie arbórea com ocorrência apenas na Mata Atlântica em perigo crítico de extinção, e o manejo do capim-gordura (Melinis minutiflora), espécie exótica invasora. O monitoramento das espécies endêmicas e manejo das exóticas fazem parte do Plano de Ação Nacional (Pan) para a conservação da flora endêmica ameaçada do estado do Rio de Janeiro.

Foram encontradas garrafas, embalagens plásticas, canudos, papel, bituca de cigarro e diversos tipos de microlixo. Mesmo com o esforço para a coleta de resíduos, os maiores resultados são provenientes do controle do capim-gordura, com quatro sacos de lixo cheios da espécie invasora removidos em apenas duas ilhas de vegetação no Costão de Itacoatiara.

Para o coordenador de Uso Público do Parque Estadual da Serra da Tiririca, André Costa, “tem sido mais eficaz atuar na sensibilização da população do que mobilizar grandes grupos para a limpeza. A mudança de mentalidade dos visitantes é benéfica em todos os sentidos”, celebrou o coordenador.

Devido à fragilidade do ambiente e dada a presença de várias espécies no local, é preciso que o trabalho seja realizado manualmente. Dessa forma, como parte do Acordo de Cooperação Técnica entre o Inea e a União dos Escoteiros do Brasil, o planejamento e a execução da atividade contou com a parceria com o 64° Grupo Escoteiro Prof. Lourival Gomes de Andrade.