Notícias |10.02.2025

Inea realiza curso de drones no Parque Estadual da Pedra Selada Treinamento reuniu gestores e guarda-parques de diferentes unidades de conservação

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu um curso de capacitação para o uso de drones no Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), unidade de conservação de proteção integral. Realizado entre os dias 3 e 6 de fevereiro, o treinamento foi ministrado pela Gerência de Gestão Tecnológica (GERGET) e contou com a participação de gestores e guarda-parques do PEPS, do Parque Estadual Cunhambebe (PEC) e do Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba (REVISMEP).

A capacitação abordou de maneira abrangente as possibilidades oferecidas pelo uso do novo equipamento. Recursos tecnológicos, aplicações na gestão de unidades de conservação, bem como a legislação pertinente ao seu uso foram alguns dos debates apresentados aos alunos. Além disso, foram discutidos os desdobramentos relativos às imagens capturadas, como o uso para monitoramento ambiental e apoio à pesquisa científica. As aulas foram divididas entre teoria e prática, garantindo uma compreensão aprofundada sobre o uso do equipamento.

– Aliar tecnologia e experiência de campo é fundamental para gestão eficaz, moderna e eficiente de quaisquer unidades de conservação e nesse quesito o PEPS representa um cenário ideal para tais práticas, sendo nossa unidade pioneira nesse aprimoramento de nosso quadro técnico – afirma o gestor do Parque Estadual da Pedra Selada, Carlos Dário

As atividades práticas aconteceram no próprio PEPS, oferecendo um ambiente ideal para a experimentação dos participantes. Com essa capacitação, os profissionais ampliam suas ferramentas para monitoramento e segurança, reforçando o compromisso do Inea com a modernização da gestão ambiental no estado.