Notícias |05.05.2020

Inea realiza fiscalização no Parque Estadual dos Três Picos para orientar visitantes sobre a importância de respeitar período de quarentena

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, deflagrou, no Feriado do Dia Internacional do Trabalho e no fim de semana  (1º, 2 e 3/5), uma operação no Parque Estadual dos Três Picos, na Região Serrana do Rio. O objetivo foi vistoriar trilhas e atrativos localizados em Nova Friburgo e em Teresópolis, municípios abrangidos pela unidade de conservação,  para proibir a entrada de veículos, bem como a visitação, orientando as pessoas sobre a importância de respeitar o período de quarentena.
 
 No domingo (3/5), a fiscalização contou com o apoio da Unidade Policiamento Ambiental (UPAm) localizada no parque.
 
Durante a vistoria, a equipe fechou, com cadeados, as porteiras de entrada dos atrativos, instalou sinalização e afixou cartazes com informações sobre o Decreto Estadual que instituiu o isolamento social  e outras medidas.
 
 
Na localidade conhecida como Vale dos Deuses, além da orientação, uma dupla de guarda-parques permanecerá no local  para vigilância.
 
 
.
”Vamos continuar monitorando a região, com o objetivo de orientar as pessoas sobre a importância de respeitar o isolamento social. É importante que a população colabore, evitando aglomerações”, destacou a gestora da unidade de conservação, Mayara Barroso de Faria.
 
 
Com 65. 113 hectares de área de Mata Atlântica, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.
 
Foi criado com o objetivo de assegurar a preservação de remanescentes de Mata Atlântica em território fluminense da Serra do Mar bem como a manutenção das nascentes e rios que abastecem as cidades vizinhas.