No último sábado (04/10), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Parque Estadual do Mendanha (PEM) e da Área de Proteção Ambiental Estadual de Gericinó-Mendanha (APAGM), realizou a Operação Mendanha Silvestre em conjunto com policiais da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM). A ação, realizada na Estrada do Guandu, Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, resultou no resgate de sete aves silvestres de cinco espécies distintas.
Os animais eram mantidos em condições inadequadas, como gaiolas pequenas, alimentação inadequada e falta de espaço suficiente para se desenvolverem. Entre as aves resgatadas estavam um papagaio-verdadeiro (Amazona Aestiva), com anilha não rastreável; um papagaio-da-várzea (Amazona Festiva), sem anilha; um trinca-ferro (Saltator Similis), um canário-da-terra (Sicalis Flaveola Brasiliensis), um Tizil femea (Volatinia Jacarina) e dois coleiros (Sporophila Caerulescens), um macho e uma fêmea. Durante a operação, também foram apreendidos três alçapões individuais, uma gaiola com quatro alçapões, um alçapão do tipo “ratoeira” e uma gaiola vazia.
As aves e um envolvido detido no local foram encaminhados à 35ª Delegacia de Polícia (Campo Grande), onde o caso foi registrado. Cinco delas, que apresentavam sinais de doença, foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) pela equipe da UPAM. Outras duas aves, consideradas saudáveis, foram encaminhadas à base do PEM, onde receberam os devidos cuidados e foram soltas conforme orientação técnica.
— A Operação Mendanha Silvestre é parte de um objetivo da secretaria, que busca coibir a criação irregular e o tráfico de animais silvestres no estado. Ações desse tipo promovem uma maior proteção da fauna local e o fortalecimento das ações de fiscalização ambiental — destaca o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
A denúncia chegou anonimamente através de um grupo com moradores da região, fruto do trabalho desenvolvido pelos guarda-parques do PEM com as atividades de Notificação Preventiva de Incêndio (NPI) e educação ambiental. Durante a ação, as equipes também realizaram monitoramento em diversos pontos da região, incluindo a Estrada do Mendanha, Marco do Marapicu, Estrada Marapicu Serrinha, Estrada do Pedregoso e Estrada do Guandu.