No mês de dezembro, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deu início à “Operação Verão”, iniciativa que visa organizar um esquema de fiscalização e controle de visitas às Unidades de Conservação nas áreas de parque, trilhas e cachoeiras. A ação consiste em patrulhamentos em conjunto com o CPAM (Comando de Polícia Ambiental).
A Operação Verão vai atuar no patrulhamento com as equipes de guarda-parques das Unidades de Conservação e com o apoio dos policiais do CPAM nos principais pontos de visitação das UCs. Ao final do ano, o volume de visitas às áreas protegidas é muito maior, por isso, a ação visa conservar a vegetação nativa e manter os espaços turísticos limpos. As fiscalizações desempenham um papel fundamental o cuidado ao meio ambiente e segurança dos visitantes. A patrulha é feita por via marítima por meio de barcos e embarcações, via terrestre por meio de viaturas e também a pé, pelo caminho nas trilhas.
“As ações de fiscalização da Operação Verão são fundamentais para garantir a conservação das nossas áreas preservadas e também proporcionar uma experiência de lazer e segurança para os turistas e visitantes às nossas Unidades de Conservação, explica o presidente do Inea, Philipe Campello.
As unidades que estão incluídas na operação são:Parque Estadual da Costa do Sol, APA Massambaba, APA Sapiatiba, APA Pau Brasil, Parque Estadual da Ilha Grande, Parque Estadual Cunhambebe, Reserva Biológica da Praia do Sul, Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro e a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga.