Nesta quinta-feira (9/4), guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram a soltura de duas jiboias (Boa Atlântica) no Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), localizado em Realengo, na Zona Oeste do Rio. Os animais foram entregues por militares do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, que realizaram o resgate.
Após avaliações, foi constatado que os animais, ainda jovens, estavam em boas condições de saúde e aptas para o retorno ao habitat natural. Já uma terceira cobra, com quase dois metros de comprimento, precisou ser encaminhada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), onde recebe os cuidados necessários até que possa ser reintroduzida na natureza.
A ação reforça o compromisso do Inea com o meio ambiente. As jiboias são animais de porte considerável e, quando encontradas fora de áreas protegidas, não devem ser manipuladas ou alvo de aproximação. Nesses casos, a orientação é acionar os órgãos competentes, que possuem equipe especializada para realizar o manejo adequado e garantir a segurança da população e do animal.
As jiboias são serpentes não venenosas que se destacam pelo tamanho, podendo atingir até quatro metros. De hábitos predominantemente noturnos, também podem ser vistas durante o dia em busca de abrigo. A espécie ocorre em diversas regiões da América Central e, no Brasil, está presente em praticamente todos os biomas brasileiros, como Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Amazônia.
Sobre o parque
Com 12.491 hectares, o Parque Estadual da Pedra Branca abrange áreas de 17 bairros da Zona Oeste do Rio. Sua sede fica no Pau da Fome, em Jacarepaguá, e conta com núcleos no Camorim (também em Jacarepaguá), em Piraquara (Realengo) e no Posto Avançado Quilombola, em Vargem Grande, nomeado em homenagem à comunidade Quilombola Cafundá Astrogilda.
A unidade abriga rica biodiversidade, com 479 espécies de fauna registradas: 43 de peixes, 20 de anfíbios, 27 de répteis, 338 de aves e 51 de mamíferos.