Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a sede do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) recebeu, nesta quarta-feira (8/6), estudantes do 6º ano da Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso, do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) e do Curso Técnico em Meteorologia do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) para uma verdadeira imersão no processo de proteção da qualidade do ar.
Estiveram presentes na ação cerca de 100 participantes, entre estudantes e professores. As atividades, promovidas por meio da Gerência de Qualidade do Inea, contaram com uma aula sobre o tema, um circuito onde os alunos puderam conhecer os equipamentos utilizados nessa área e um passeio pelo Boulevard Olímpico com a distribuição de cartilhas informativas.
Na abertura do evento, a atividade contou com a participação de cerca de 30 pessoas, entre alunos e professores da escola municipal. Na ocasião, estiveram presentes o presidente do Inea, Philipe Campello, e o diretor de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental, Hélio Vanderlei Coelho.
“A gente espera que vocês nos ajudem nessa missão de proteger a biodiversidade do Rio de Janeiro, com cada um fazendo seu papel, para que, com isso, a gente consiga continuar vivendo nesse lugar tão bonito que é o planeta Terra, e que eu gosto de chamar de casa”, afirmou o presidente do órgão, Philipe Campello.
Durante a manhã, os estudantes assistiram a uma apresentação que abordou temas como a importância de proteger a qualidade do ar, as principais fontes de emissão de poluentes e a partir de quais hábitos a sociedade civil pode colaborar para a diminuição desses indicadores em conjunto com os órgão ambientais.
Após o panorama teórico, os alunos foram levados ao pátio do prédio onde conheceram o funcionamento de alguns dos equipamentos utilizados para o monitoramento do ar pelo Inea, como o AGV MP2,5, responsável por medir a qualidade do ar no território fluminense, e o CGA6000, que mede os níveis de CO, CO², HC E O² produzidos por automóveis.