Notícias |11.10.2024

Inea reconhece Praia da Glória e inicia monitoramento de balneabilidadeIniciativa do órgão ambiental se deu pelo crescimento notório de banhistas na região

O Governo do Estado do Rio de Janeiro reconheceu oficialmente a Praia da Glória e a inseriu no boletim de balneabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A iniciativa se deu pelo crescimento notório de banhistas na região, ocasionado pelos ótimos resultados da praia vizinha, a do Flamengo. O ponto de coleta escolhido fica no lado direito da Marina da Glória.

– A Praia da Glória tem um enorme potencial de uso recreativo, e nosso objetivo é garantir que a população possa desfrutar desse espaço com segurança. O monitoramento da qualidade da água é uma ferramenta fundamental para garantir a saúde pública e preservar o meio ambiente – destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Desde a concessão dos serviços de saneamento, em 2021, as águas da Baía de Guanabara ganharam destaque em diversas ocasiões, como a volta da balneabilidade em praias como Flamengo e Botafogo, o reaparecimento de espécies marinhas, e até mesmo a redução de 90% da poluição na Praia do Flamengo.

Algumas obras foram essenciais para que esses resultados se tornassem realidade. Dentre elas, o desvio do Rio Carioca, que escoava para a Praia do Flamengo e que foi desviado para o interceptor oceânico, fez com que fosse evitado o despejo de 20 milhões de litros de água contaminada diretamente na praia. Além disso, o Inea em conjunto com a concessionária, trabalha para identificar os lançamentos irregulares de esgoto nas galerias pluviais e ao longo do Rio Carioca.

– Notamos que após as últimas notícias relacionadas à boa qualidade das águas do Flamengo, o número de frequentadores da Praia da Glória aumentou muito. Pensando nisso, decidimos expandir o nosso monitoramento para lá. Toda terça e sexta-feira, a população terá acesso aos resultados no site e nas redes sociais do Inea – explicou o diretor de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental do Inea, Cauê Bielschowsky.

O órgão ambiental realiza o monitoramento da balneabilidade em 291 pontos no estado do Rio de Janeiro. Após o envio do material para o laboratório, os dados analisados ficam disponíveis neste link.