Nesta terça-feira (21/3), por meio da Resolução INEA N° 273 de 2023, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) regularizou a visitação do Pico do Papagaio, no Parque Estadual da Ilha Grande, durante a madrugada. A partir da decisão, o atrativo localizado na Costa Verde Fluminense poderá receber visitas de 17h às 7h, desde que haja acompanhamento de guias de turismo e condutores credenciados pelo parque.
A mudança visa assegurar o bem-estar dos visitantes ao autorizar e apoiar as visitações durante a noite, sobretudo para os interessados na contemplação do nascer do sol – atividade frequente no local.
“A resolução é fruto da observação das práticas locais e, a partir dela, busca apoiar a população local e os turistas da melhor maneira possível, com segurança e consciência. Agora podemos não só garantir a proteção dos visitantes, como também dos nossos patrimônios naturais de forma mais efetiva”, afirmou o presidente do Inea, Philipe Campello.
No ano passado, a unidade de conservação formou 30 condutores de visitantes para atuação na área, já visando a nova dinâmica de funcionamento do atrativo, que requer acompanhamento especializado durante a noite – nos demais horários não é obrigatório a contratação de guias e condutores. Com 5,5 km de extensão e 6 horas de duração, a trilha de acesso ao Pico do Papagaio é uma das mais desafiadoras da Ilha Grande.
“É uma trilha muito perigosa à noite, então é crucial que tenhamos condutores treinados para isso, pois traz mais segurança. Esse é um ganho para a unidade de conservação e para os usuários”, explicou o gestor da unidade de conservação, Claudio Barcellos.
A resolução também estabelece a obrigatoriedade do preenchimento do Termo de Responsabilidade e Reconhecimento de Risco, além de limitar o acesso à trilha a 90 pessoas por dia, sendo 18 pessoas no cume e 10 na base simultaneamente, respeitando o limite de capacidade de carga do local a fim de evitar riscos de aglomeração e danos ambientais.
Para ter acesso a lista de guias e condutores credenciados pelo Parque, basta clicar aqui, solicitar por meio do e-mail: secretaria.peig@gmail.com ou ir até a sede da unidade de conservação.
Sobre o Parque Estadual da Ilha Grande
Em junho de 2022, o Parque Estadual da Ilha Grande completou 51 anos de proteção ambiental a uma das maiores belezas naturais do planeta. A unidade de conservação foi criada em 1971, em 2007 sua área protegida foi ampliada e, atualmente, ocupa 12.052 hectares
A unidade de conservação é tão importante para a proteção da biodiversidade que foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, em 1991. Em 2019, a Ilha Grande e Paraty foram considerados pela Unesco em sua Cultura e Biodiversidade o primeiro Sítio Misto do Patrimônio Mundial no Brasil.