Notícias |28.03.2025

Inea resgata 12 aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro, no município de Rio BonitoAs aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica

Doze aves silvestres,  dentre as quais, uma  espécie ameaçada de extinção, foram resgatadas nesta quinta-feira (27/3), por equipes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais, e pelo Instituto Estadual do Ambiente na localidade Serra do Sambê, no município de Rio Bonito. A ação foi desencadeada a partir de denúncia recebida pela pasta ambiental.

Os técnicos e os agentes vistoriaram um sítio onde constataram que as aves eram mantidas em cativeiros e,  possivelmente seriam comercializadas de forma ilegal. As espécies  são quatro chanchões (Sporophila frontalis);  três coleirinhos; dois tiês; um sabiá-barranco; um canário-da-terra; e um trinca-ferro. O chanchão é considerado uma espécie ameaçada, conforme a Portaria  MMA nº  148/ 2022.

No momento da vistoria, não havia ninguém no local.  O Inea vai buscar identificar o proprietário do sítio que será autuado pela ilegalidade.

As espécies foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) que pertence ao Ibama e está situado em Seropédica,  onde ficarão em quarentena. Se ficar comprovado que as aves estão em boas condições de saúde, elas  serão devolvidas à natureza. O caso foi  registrado na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).