O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio de guarda-parques do Parque Estadual Mendanha, resgatou uma jararaca (Bothrops jararaca) fêmea jovem em uma residência em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A moradora acionou a equipe do parque, que prontamente realizou o resgate. Após avaliação do seu estado de saúde, o animal foi devolvido à natureza em uma área segura da unidade de conservação estadual.
– O Inea reforça a importância de preservar a espécie e orienta a população a manter distância em caso de encontro, acionando imediatamente os órgãos ambientais para o resgate seguro. A ação faz parte das iniciativas de conservação da biodiversidade no estado – afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
A jararaca é uma espécie de serpente peçonhenta fundamental para o equilíbrio ecológico, atuando no controle de populações de roedores e outros pequenos animais. Sua presença na natureza indica que o ecossistema está saudável, já que o réptil é sensível a mudanças ambientais, como poluição e desmatamento.