No domingo (31/8), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da equipe de Guardas-Parques da Área de Proteção Ambiental de Massambaba, operou um resgate de uma jiboia na região dos lagos, em Araruama. O animal foi encontrado dentro de uma máquina de lavar pelo responsável da casa. Após ser submetida a exames médico veterinários que comprovaram boas condições de saúde, a serpente foi solta em uma região apropriada.
– O Inea reforça a importância de preservar a espécie e orienta a população a manter distância em caso de encontro, acionando imediatamente os órgãos ambientais para o resgate seguro – afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
A Praia do Vargas, bairro em que o réptil foi encontrado, é localizada dentro da APA de Massambaba, que contém áreas de preservação com fragmentos preservados e zonas onde a construção é permitida, o que leva a ocorrências comuns de construções em meio a áreas verdes e expansão imobiliária.
Sobre a unidade de conservação
Criada em 28 de dezembro de 2011 sob a Lei Estadual nº 6.128, a Área de Proteção Ambiental de Massambaba conta com 9.133,87 hectares e está localizada nos municípios de Araruama, Arraial do Cabo e Saquarema, na região dos Lagos.
A APA de Massambaba, como também é chamada, é responsável pelo abrigo de inúmeras espécies de aves migratórias, hábitat de espécies vegetais endêmicas e inúmeros sítios arqueológicos.